sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Novembro azul


Hey guys, hoje o papo é com os homens, mais vocês mulheres que estão lendo isso, chamem os seus parceiros para da uma olhadinha aqui, eles precisam se informar mais e mais sobre o exame de próstata.
Então para começar, vamos saber um pouco mais desse exame.

 

O que é:

Exame que consiste na apalpação da próstata, glândula localizada abaixo da bexiga, próximo ao reto (parte final do intestino).

Para que serve:

A principal função exame é detectar a hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata) e o câncer da próstata. Além do toque retal, também são usados no diagnóstico o exame PSA. Quando o urologista percebe uma alteração suspeita nestes dois exames, é recomendada uma biópsia da próstata.

Como é feito:

O médico introduz o dedo indicador (protegido com o uso de uma luva cirúrgica) no ânus do paciente para tocar a parte anterior do reto, onde está a próstata. Caso perceba aumento, endurecimento ou nódulos na glândula ele pode recomendar outros exames para investigar se a alteração é um tumor ou não.

Valores de referência:

O resultado é informado ao paciente na própria consulta com o médico.


OBS:
"Com que idade os homens devem fazer o exame de próstata? alguns médicos acham que é necessário fazer o exame de próstata em homens acima dos 50 anos de idade, outros acham que dos 20 anos aos 60 anos de idade que os homens devem se submeter a este tipo de exame. Pessoas que já tenham problemas de câncer na família é indicada fazer este exame de toque retal e contagem de PSA apartir dos 20 anos de idade, pelo menos uma vez ao ano, você poderá ser mais bem orientado pelo seu médico quanto a esta doença.[...] "

"Em pleno Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai aumentar de 45 para 50 anos a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença.
A nova orientação será anunciada no 34.º Congresso Brasileiro de Urologia, que começa no dia 16 deste mês, durante o lançamento de um livro que vai nortear a prática no País.
No caso de homens de pele negra, obesos ou que tenham histórico familiar a recomendação também muda: a idade mínima para o monitoramento salta dos atuais 40 para 45 anos.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, nem sequer recomenda uma idade mínima para que o homem faça exames de rotina - o órgão é contra o rastreamento populacional e recomenda que o homem procure o médico somente quando tiver sintomas.
Segundo Aguinaldo Nardi, presidente da SBU, 25 especialistas se reuniram para discutir os estudos existentes no mundo todo e as atualizações sobre essa prática. Ele diz que o "rastreamento oportunista" (quando o homem procura voluntariamente o médico para fazer exames a partir de uma certa idade) precisa existir como forma de prevenir a doença. "Todo homem com mais de 50 anos deve ir ao médico fazer os exames de PSA (proteína que, em níveis aumentados, pode indicar existência de câncer) e de toque retal."
Mudanças. Segundo Nardi, a alteração na idade mínima será feita porque há um excesso de diagnósticos de cânceres de próstata que não se desenvolveriam de forma agressiva. "São os chamados cânceres indolentes. O homem tem câncer, mas ele não chega a ser invasivo, não sai da próstata e se desenvolve tão lentamente que não traria problemas. Acredita-se que cerca de 20% dos tumores são indolentes", explica.
O professor Carlos D'Ancona, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz ainda que o excesso de diagnóstico leva a tratamentos desnecessários, que podem causar efeitos colaterais, como disfunção erétil e incontinência urinária.
O problema disso, reconhece Nardi, é que não existe um marcador de risco que aponte com segurança se o câncer diagnosticado no paciente será ou não agressivo. Por isso, foram estabelecidos critérios para definir qual seria o câncer indolente.
"Se a biópsia da próstata apontar no máximo dois fragmentos alterados que estejam menos de 50% comprometidos e o resultado do PSA for menor do que 10, a suspeita é que esse será um câncer indolente", diz.
Nesses casos, a indicação será monitorar o PSA a cada três meses e refazer a biópsia a cada dois anos. "
www.estadao.com.br


Por que realizar o exame de toque retal?
"A próstata é uma glândula sexual acessória localizada entre a bexiga e o pênis. Em condições normais é pequena, do tamanho aproximado de uma noz com peso médio entre 20 e 25gr. Tem a função de produzir a secreção prostática, um meio de transporte líquido adequado à condução dos espermatozoides e, portanto, imprescindível à reprodução humana.[...]"
www.cancerinfo.com


Então é isso não deixem de se informar e fazer o exame. 
Espero que tenham gostado do assunto de hoje e fiquem ligados pois logo logo tem mais.





Beijos mil guys...

=***

Nenhum comentário:

Postar um comentário